segunda-feira, 5 de abril de 2010

90 anos – Meu avô Helio Barreto (falado)

Palavra dos netos na homenagem de aniversário do meu avô materno.

Dizem que recordar é viver. E faz parte do nosso viver a memória, então vamos reviver momentos...

O nascimento de Sergio Barreto. Primeiro neto. Que emoção! O seu primogênito também foi escolhido por Deus para lhhe dar o primeiro netinho. L i n d o! (e não é opinião de prima, o rapaz sempre arrancou suspiros em toda Vila Velha desde pequeno). Aliás, família de gente bonita esses Barretos...rsrs.

A primogênita das meninas veio logo depois, de sua única filha mulher. Hélida dá origem a Viviane. Neta chique. Internacional. Foi embora do Brasil bem pequena deixando corações partidos.

E depois teve o Marcio que nasceu em sua casa o agora Dr. Marcio foi esperado com todo carinho por Hélcio e Marise.

E finalmente o Leo – primogênito do caçulinha Evandro. Este veio duplamente açucarado.

Assim como falamos dos primogênitos poderíamos colecionar histórias com os dez netos mas isso tomaria tempo e queremos ser breves aqui.

Afinal, o que temos a dizer é muito simples. Hélio, é uma hora tê-lo como patriarca desta família. A sua vida é um exemplo para nós. De carinho com a esposa e os filhos. E amor para nós. O amor é o tempero da vida e neste sentido, você sempre soube cozinhar. Adorava ver suas brincadeiras no almoço de família dizendo que a comida havia sido preparada por você. Vovô ficava “queimada”, uma arara. E você sorria. Sorria como sorri hoje. 90 anos de sorrisos. E também houve choro, e preocupação com o dinheiro apertado e problemas para enfrentar.

Mas como você sempre diz, a “vida é dura...para quem é mole”. Você sempre foi um trabalhador honrado e um aposentado trabalhador. Empresário brasileiro sofre. De garçon a dono de bar foram anos de muita luta e muitas vitórias.

Nossa palavra para você hoje, vovô se resume a uns tantos gestos de amor: sorrisos, abraços e nossa imensa gratidão por ter sido tão especial em nossas vidas até agora.

E saiba que mesmo que, às vezes, você se esqueça quem nós somos. Nós jamais esqueceremos de você! Nós te amamos!

Seus netos:
Sérgio, Fabiana e Bruno
Viviane, Liliane e Samuel
Marcio e Glauco
Leandro e Victor

Nenhum comentário:

Postar um comentário