quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Minha irmã mais velha (falado)

Hoje celebramos os 40 anos de Viviane. Agradecemos pela vida dela até aqui e desejamos no repetidíssimo parabéns que ela tenha muitos anos de vida e blá, blá, blá...

Eu, em nome dos irmãos, quero deixar uma palavra especial para você. Escrevo uma palavra e já corrijo: São duas: Muito Obrigada.

Obrigada por ser nossa primogênita. Ser primogênito não é nada fácil. O pequeno bebê já nasce renomeando a família inteira: bisavós, avós, tios, primos e, principalmente e definitivamente, PAIS. Você fez do jovem casal Hélida e Guilhermino os, há 40 anos, pais. Você representou o início da família Barreto da Cunha. Uma união de capixaba com mineiro, nascia em Cachoeiro do Itapemirim, alguns pensaram “terra de Roberto Carlos”. Não concordo. Nasceu alguém muito mais importante lá – minha irmã Viviane.

Você adocicou a mamãe, ajudou papai no início da carreira dele, foi com eles para os EUA. A vida lá não foi fácil. Papai estudava, você brincava. Mamãe trabalhava, você brincava...e tenho certeza que todo este trabalho foi muito importante para eles.

A pequena família voltou ao Brasil e em Vila Velha, sob os olhares curiosos dos já mencionados, vós, tios, tias e primos...todos animados combinando praia, passeio de barco e aquela mini-americaninha linda em silêncio...você não entendia!! Até que mamãe, cumprindo sua missão de traduzir o mundo para você, explica: “We are going to a big, rude swimming pool” !!! E você abriu este mesmo sorriso lindo, o mesmo que você tem hoje, com outros dentes...

Como você sabe comecei um curso de Terapia de Casal e Família com a Dra. M. Cristina Werner (fui a apenas 23 aulas e parei) mas aprendi coisas lá que levarei para toda minha vida. Por exemplo, que os irmãos são ‘nossa maior ligação com o passado e possivelmente quem vai sempre te apoiar no futuro’ (Fonte: Filtro Solar), nossos pais, tão essenciais partirão antes de nós, nossos filhos, provavelmente, nos verão partir.

Infelizmente, muitas vezes não damos a eles a importância devida. Peço desculpas públicas para você, Vivi. Por todas as vezes que não soube dar valor a você. À sua bondade, a sua forma carinhosa de cuidar de mim.

Mas, voltemos ao agradecimento. Obrigada por ter insistido com eles que você precisava de uma irmã, um irmão, qualquer coisa...que não agüentava aquela solidão dos filhos únicos, e ´não me venham com primos, eu quero um irmão!!!” (Fonte: Beatriz Cunha Duarte)

Eis o que queria dizer: A Vivi é viva!!! Ela vai na frente...Não se conformou em nascer primeiro...cresceu primeiro, se formou, começou a trabalhar, conheceu Santa Cruz, andou de trem, namorou primeiro (acreditem...não fui eu), dirigiu primeiro, comprou um ap, teve um primogênito, deu o nome de Guilherme, homenageou Guilhermino primeiro, transformou papai e mamãe em Vovô e Vovó – título do qual eles muito se orgulham...e agora, faz 40 anos primeiro!!!

Seu nome quer dizer VIVAZ e tem origem na língua inglesa...tenho em minhas lembranças infantis fatais papai dizendo”A Vivi é Viva!!!” e a mamãe concordava: “Muito esperta!! Lê bem, passa direto em todas as matérias, passou no vestibular...”Já chega...todos sabemos do seu sucesso pessoal e profissional. Parabéns pela vida que você tem levado...e, sem obsessão, Obrigada mais uma vez!!! Por tudo...por ter ido na frente...TE AMO!!!

Liliane Cunha – Rio, 12 de Dezembro de 2.009

5 comentários:

  1. Lili,

    É emocionado após a leitura que comento esse texto. Amo muito sua família e, a Vivi em particular vive no fundo do meu coração. Você acertou na forma e no conteúdo para contar essa história tão linda. Que Deus continue te abençoando e te inspirando tanto!

    Bjs, Ri.

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, Compre um cachorro. É um bom jeito de começar uma família americana

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pra minha xará....Espero que o Noah consiga ver a irmã com olhos tão bondosos assim e vice-versa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Vivi,
    O nome ajuda!!! Se ajudar meu irmâo mais novo é minha alma gêmea...
    Bjs
    Lili

    ResponderExcluir
  5. Marcus Duarte Boulitreau7 de dezembro de 2010 às 00:40

    Família é tudo sempre !! seja a sua , seja a da sua namorada , seja a que você vive no momento , enfim significa que acima de tudo viver em Família é preservar os princípios cristaos e buscar sempre as raízes que fizeram o seu tronco nascer , crescer , florescer e dar frutos !!!

    ResponderExcluir