domingo, 7 de fevereiro de 2010

Carta a uma Filha que ainda não nasceu.

Para Beatriz, minha filha ou aquela que me fará mãe (8 meses e alguns dias de gravidez)

Agora falta realmente pouco tempo para realizar meu desejo de tê-la em meus braços. Junto com a felicidade de ver este sonho realizado vem a sensação que a missão que encontra-se diante de mim a partir de agora é grandiosa e desafiante. Um desafio olímpico disse Andre, 7 anos depois.
Cuidar, amar, proteger um bebê é, com certeza, algo que exige tempo e paciência. Mas, talvez o mais difícil será prepará-la para viver. Instrumentalizar você para lidar com as dificuldades que enfrentará no haver. Ensinar a você os primeiros conceitos do que é certo e do que não será legal. Respeitá-la em sua individualidade mas moldar em você um Espírito humano e divino. A convicção de que a cada gesto ou palavra minha estarei contribuindo para sua formação é suficiente para me dar um medinho no fundo da alma.
O que dizer a quem ainda nem nasceu?
O que posso lhe contar a respeito da vida aqui fora é que ela está cheia de perigos, dificuldades e armadilhas que todo conto de fadas tem um fundo de verdade. Nunca vi uma fada mas de repente elas até existem...e também existem muitas coisas lindas que valem a pena ser conhecidas. A Fé, a Esperança e o Amor são três delas, porém a mais poderosa é o Amor.
A sua caminhada na Terra terá a duração que lhe cabe mas não caberá a você saber quanto tempo lhe está reservado. Por isso, não desperdice seus dias por aqui. Procure não se aborrecer com as coisas pequenas – são elas que nos corroem. Mas, de igual modo, não despreze-as. Porque, dizem, a tal da felicidade, também é feita de pequenas coisas.
O Haver é imenso, quase infinito. Alguns disseram que Ele está sempre em expansão. Mas o Seu terá exatamente o tamanho que você permitir que Ele tenha. Não limite seus horizontes. Quando algo lhe chatear tanto que pareça que você encontrou o fim, não se desespere. Você verá que TUDO é efêmero e que depois que o Tempo passar, as coisas tendem a perder a força e se tornarão pequenas e insignificantes. Você encontrará em seu Caminho, pessoas – diferentes, de todos os tipos. Algumas vão lhe ensinar coisas, outras vão te aborrecer e outras você terá que ajudar. Por vezes, você não entenderá a lógica que rege os Outros. Alguns vão dizer que o “inferno são os outros”. A relação se tornará complicada.Mas lembre-se que, por mais estranho que alguém pareça, todos somos feitos do mesmo material. O ser humano não deve amendrontá-la. Tendo calma e escutando, você verá que todos tem uma ou mais razões para se tornarem o que são. Tudo que é humano, está em você. Conheça profundamente você mesma e será capaz de compreender seus amigos e inimigos. Assim, você será uma excelente amiga e não precisará temer batalhas com seus inimigos.
Agora, de repente, me dou conta que estas lições são complicadas demais para você e, com certeza, você demorará muitos anos, talvez uns 10 ou 15 anos para compreendê-las. E mais tempo ainda para descobrir que talvez estejam certas.
Antes disso, terei que ensinar lições mais simples e contudo não menos importantes: o respeito aos outros seres vivos, o amor à natureza. Todos os dias vou lhe mostrar algo da dádiva de estar viva. A beleza da música, o sabor das frutas, a leveza dos bailarinos, o Poder do Conhecimento. O Prazer de Viajar e a alegria de Voltar para Casa...
Enfim, será uma FELICIDADE te apresentar o mundo aqui fora e vê-la crescendo e descobrindo o que ele tem para oferecer. Criar um filho é uma tarefa para quem acredita na Vida e ama viver. Que você tenha esta alegria um dia...Já te amo mesmo sem te conhecer.

Liliane Cunha – Rio de Janeiro, 10 de Dezembro de 1.999 - 7 dias antes da bolsa estourar....nasceu as 9:17, ascendente em aquário...rsrsr

3 comentários:

  1. Lindo, denso, profundo...


    Assuero

    ResponderExcluir
  2. Marcus Duarte Boulitreau7 de dezembro de 2010 às 00:15

    Belas reflexões , fazem você pensar sobre como a maternidade mexe com as mulheres e em como deve ser bom ser Pai !!!

    ResponderExcluir
  3. Quando a "barra pesar" e tudo paracer mais difícil, retome o momento em que você escreveu esta carta. Reviva este sentimento e busque nele toda energia que você precisar para superar contratempos e, mais importante, não desista nunca.
    Estarei ao seu lado, sempre que precisar.

    ResponderExcluir